sexta-feira, 24 de abril de 2009

Twitter ou não Twitter, eis a questão!


Muitas pessoas me perguntam o que é o Twitter e para que serve. Eu até tento explicar, mas não é fácil, pois nem eu mesmo sei direito ainda o que é o Twitter e para que ele serve. Mas já consigo ver todas as possiblidades dele, as quais irei listar.

Basicamente o Twitter é um mini-blog, mini porque só podem ser postadas mensagens de 140 caracteres, e não podem ser postadas nem imagens e nem vídeos, a não ser referências a estes. Assim que uma pessoa cria o seu perfil, ela terá uma "timeline". Tudo que ela postar estará na sua timeline, por ordem de postagem. Sempre que essa pessoa entrar no Twitter, tudo que ela postou estará lá. Mas até agora tudo parece muito chato, não? Então vamos complicar.

No Twitter há os seguidores e os seguidos. Seguir uma pessoa é adicioná-la ao seu timeline. Tudo que a outra pessoa postar, aparecerá no teu timeline também. E vice-versa, se alguém decidir te seguir. Quantos mais seguidores, mais updates haverá na tua timeline.

Actualmente eu tenho uns 35 seguidos e 14 seguidores, o que não é nada comparado a outros desconhecidos. De qualquer maneira, eu escolho quem eu sigo pelos seguintes requisitos:

a) é amigo ou conhecido;
Em Portugal e no Brasil são muito poucos os amigos no Twitter, infelizmente. E os que estão não costumam actualizar. Se actualizassem, seria bom saber, mesmo que por cima, o que meus amigos andam a fazer. Não quero saber se estão a almoçar ou trabalhar, mas saber o que estão a ler, que programa estão a assistir, onde foram, o que encontraram na internet de interessante, coisas assim. De qualquer maneira, o twitter é muito publico para falar-se de coisas muito privadas, portanto, saber-se-ão só este tipo de trivialidades mesmo.

b) é famoso e eu acho interessante;
Neste momento estou a seguir a cantora Maria Rita, a Diablo Cody, roteirista-guionista do filme Juno, Davida Lynch, o criador do Twim Peaks, o Rafinha Bastos, Bruno Nogueira e acho que é só. Tinha a Ellen Degeneres, mas ela só falava das atrações do programa dela, e como não passa aqui, não me interessava e deixei de a seguir. A Maria Rita escreve coisas do tipo "o Show foi muito bom, valeu" até "estou fazendo as minhas unhas, bem, só pintando, mas conta como fazer unhas, não?". Ela até já me respondeu uma mensagem privada. Coisa mais fofa! A Diablo Cody escreve loucuras engraçadas e reclama das reuniões dela sobre filmes. São assuntos diferentes e interessantes, por isso gosto de ter estes bocadinhos da vida deles.

c) tem algo que me interessa, seja um interesse em comum, a aparência, o trabalho,...
No Twitter pode-se fazer pesquisa por qualquer assunto. Posso pesquisar por uma música, um cantor, uma actor ou um tema, e a partir daí investigar as pessoas que aparecem no resultado. Se me interessarem, começo a seguí-las. É assim que adicionei um barman de Nova Iorque, um poeta da Inglaterra, uma editora de livros de Lisboa e um criados de jogos de computador e consolas. Outras que adicionei já foram a vida, principalmente porque postavam exageradamente, 99% das coisas não me interessavam, eram Retweets e só estavam a encher a minha timeline.

d) alguém que me adicionou e achei interessante.
E, finalmente, alguém que não me connhece de lado algum pode me adicionar e se eu também achar esta pessoa interessante, a adiciono.

Mas e aí? Tenho minha timeline, meus seguidos e seguidores. E agora?

Agora é descobrir o que queremos fazer, ou o que gostamos de fazer. Eu comecei a interagir com alguns dos meus contactos. Pode-se enviar mensagens as pessoas, que normalmente respondem, mesmo as mais famosas. Não é nenhuma intimidade, mas é bom saber algumas das coisas que estão a acontecer enquanto eu faço as minhas.

Como temos interesses em comum, eles mencionam uma reportagem, um evento, uma música, algo que normalmente chama a minha atenção. E podemos fazer um ReTwitt com o Twitt de alguém. O twitt é o post que a pessoa fez. Se eu achei aquele twitt interessante o suficiente para os meus seguidores também tomarem conhecimento, eu faço um RT (ReTwitt), que é como uma citação ou um forward. Assim os meus seguidores sabem o mesmo que eu e conhecem também o autor do twiit.

Outras utilidades é fazer pesquisas de mercado ou opinião, mas só funciona, é claro, se tens um número de seguidores considerável. Também se queres saber o que os twitters estão a pensar sobre algum tópico, é só pesquisar. Encontra-se tudo.

Eu tenho o twitter no telemóvel/celular, mas não posto muito ali. Costumo sim ler os posts dos que sigo. No Firefox adicionei o complemento TwitterFox, que mostra popups conforme o twitter é actualizado. E agora passei a usar também o TweetDeck, que facilita muito a vida para responder, escrever posts com links, fazer retwitt e outras ações. É muito prático e fácil de usar.

E também há sempre a página do twitter. www.twitter.com. Lá também se faz tudo isso.

Sinceramente, no momento acho o Twitter interessante e curioso. Ainda estou a começar, e logo decido se continuo ou não. Mas estou a gostar do que vi até agora.

Nenhum comentário: