quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

A Beleza da Tristeza na voz de Buika

No fim de semana passada eu, Carla e Isabel nos aventuramos para a cidade da Guarda tão e somente para assistir o concerto da cantora espanhola Concha Buika (http://www.buika.net/ ). Era um sonho meu e da Carla ouví-la ao vivo, já que não nos tinha sido possível fazê-lo quando ela esteve no CCB, em Dezembro.

Descobri Buika por acaso. Numa das visitas costumeiras à Fnac de Madrid, ocasião que vou à secção da música espanhola ver se alguma capa ou nome me atraí, e a partir daí ouço os seleccionados para ver se há algo que eu venha realmente a querer comprar. Foi assim que escolhi o cd da Buika, "Mi Niña Lola", justamente por causa do nome da cantora e da capa, em que ela está com o cabelo todo espevitado a encarar quem olhar para ela. Quando a ouvi pela primeira vez, foi amor à primeira escutada. Era uma música espanhola que já conhecia, flamenca, mas havia algo mais. Havia pureza, havia uma conexão no que ela cantava. Mas não sabia o que e como, além disso aquele era só o primeiro contacto.

No concerto, no fantástico Teatro Municipal da Guarda, sentamo-nos na primeira fila. O palco é ao nível do chão, portanto, estávamos ao mesmo nível de Concha Buika. Ela chegou, linda, sensual, ao mesmo tímida e segura, e começou o concerto, com ela na voz, acompanhada de um piano e percussão. A voz impecável, afinadíssima e rouca. Ela canta basicamente sobre amor sofrido, sobre mentir, voltar e perdoar. Lá pela quarta ou quinta música eu deixei de pensar, de imaginar, e hipnotizei-me pela voz dela, pela letra das músicas que ela estava a cantar, pela interpretação. As lágrimas corriam-me rosto abaixo sem parar. O que ela cantava era demasiado dolorido e verdadeiro, e igualmente belo e perfeito. Música após música, toda a tristeza que comigo carregava desfez-se através da voz dela. Concha Buika passou a ser, a partir daquele momento, uma das melhores intérpretes que eu já ouvira ao vivo.


2 comentários:

Borboleta disse...

esta mulher deixa-me maluca :)

Nélia disse...

gosto muito da mariza e ao ouvir o cd terra descobri por acaso uma canção que me encantou devido á participação de uma voz que pensava ser de um homem pois fascinou-me imenso pela sua sensualidade rouquidão... acabei descobrindo que se trata desta magnifica cantora até então desconhecida por mim! fiquei fã!